quinta-feira, 25 de março de 2010

Esquadrão da Moda - parte dois

Aqui vão algumas dicas de livros de autoria dos hosts do programa Esquadrão da Moda, versão britânica e versão americana, sobre o qual me referi no post anterior. São livros estimulantes e engraçados, por vezes um pouco torturantes para a autoestima, mas aos quais sempre acabo por retornar. Isso significa que há neles possibilidades não esgotadas, possibilidades de reinvenção de mim mesma, talvez?


O primeiro é a bíblia de Trinny e Susannah, O que você veste pode mudar sua vida. As autoras partem de seus próprios biotipos e colocam a si mesmas em outfits que vão de deselegantes a ridículos, para comprovar suas teorias de como se vestir bem. Chegam a minucias de ensinar como arrumar seu closet, organizar suas bijouterias e sapatos, enfim, manual de A a Z. Mas divertido, bem-humorado e cheio de dicas preciosas para os "sem-noção", como eu. Em inglês apenas, infelizmente, mas disponível nas livrarias brasileiras online.



Em português recomendo o hilário O que suas roupas dizem sobre você, das mesmas autoras. A gente ri, mas elas batem sem piedade. Não conheço ninguém que não tenha reconhecido a si mesma em algum dos personagens que elas apresentam/representam no livro, em algum momento da vida. Há a que se acha velha demais para se arrumar; a louca por marcas, que parece um outdoor ambulante; a sem noção de idade, que tenta competir com adolescentes; a que enfeita os filhos, embora suas roupas andem um trapo; a que se veste como os homens, porque tem vergonha do próprio corpo.... enfim, personagens que somos ou podemos ser. Imperdível.


Já os americanos Clinton Kelly e Stacey London publicaram um guia realmente completo para você encontrar o seu biotipo, seja ele qual for, e dão sugestões ótimas de como vesti-lo em termos de proporções, caimento e todas aquelas regrinhas do bem-vestir que às vezes são chatas e a gente não dá bola, e às vezes são úteis e não nos lembramos mais. Fotografando pessoas reais, que aceitaram posar para esse trabalho, eles nos apresentam possibilidades para, por exemplo, uma mulher acima do peso, alta; acima do peso de estatura média; e acima do peso, baixa. Faz muita diferença. E o mais incrível: tem uma sessão para os homens! Porque os homens não têm todos o mesmo biotipo e os ternos não são todos iguais. Parece que essa conversa de que qualquer homem de terno está bem vestido não é beeem assim. Boa leitura!